O Pequeno Grande Polegar em Tondela

26 de agosto de 2017 em Tondela

O Parque Urbano da Tondela, espaço de eleição de lazer para a população, será o palco gigante que se coaduna arquitetonicamente para a adaptação do espetáculo “O Pequeno Grande Polegar”

 

Regressar a Tondela com “O Pequeno Grande Polegar” após um ano da estreia, constitui para o Trigo Limpo teatro ACERT uma ocasião para dar a conhecer ao público que assistiu as transformações que, a já longa digressão, integrou no espetáculo.

Aos que ainda não assistiram, uma oportunidade para se deliciarem com um espetáculo em que a ACERT investiu artística e comunitariamente o melhor de si.

Os participantes locais que, ao longo de uma semana de ensaios, recebem os “segredos” que lhe permitem ser protagonistas da função, correspondem a um desafio artístico e de relações humanas que fica gravado distintivamente no historial desta produção de teatro de rua.

Não faltará à dramaturgia a integração da lenda de Tondela: a mulher que vigiava os movimentos dos mouros do cimo dos montes e que, ao avistar perigo, tocava a trompa e ao tom dela se juntava o povo para enfrentar o inimigo. Será esta lenda que um menino lerá antes de adormecer e que lhe irá despertar um sonho: o nascimento do pequeno gigante, personagem que permite a sobrevivência de uma aldeia que condenam ao desaparecimento por ter poucos habitantes.

Um espetáculo que enaltece as memórias das gentes e uma preocupação premente para que as pessoas vivam condigna e sonhadoramente no seu chão. Um grito poético de repulsa pela desertificação.

Um engenho cénico de seis metros é o eixo duma narrativa que bebe no imaginário popular e se revela numa interpretação teatral e musical mágica.

Mais de 26.000 espetadores já assistiram e o público de Tondela e visitantes vão rever ou assistir em “primeira mão” a mais esta grande produção de teatro de rua que, a par de outros engenhos cénicos de grande dimensão, fazem do Trigo Limpo teatro ACERT uma companhia teatral com identidade no panorama das artes nacionais e internacionais.