ACERT INDEX Sobre a Associação Programacao Novo Ciclo Teatro Trigo Limpo Basquetebol Escalada Outros Projectos Formacao
http://www.acert.pt/projectos/projecto.php?idcat=352
projectos
voltar a página anterior voltar à página anterior
CIRANDA CULTURAL
CIRANDA CULTURAL
No âmbito do projecto “Iguais num rural diferente” – ADRL /ACERT /ICE


O que foi esta Ciranda?

Integrada no projecto global “Iguais num  rural diferente”, esta Ciranda foi um  projecto de intervenção  cultural, dinamizado pela ACERT,   que pretendeu convocar, através do teatro, a participação e o envolvimento de distintas comunidades, no sentido de diminuir o isolamento de algumas populações rurais, oferecendo-lhes novas perspectivas de desenvolvimento e de integração, valorizando o seu património cultural e humano e promovendo e facilitando a partilha e a transmissão de saberes.



As fases do projecto

1ª fase  -  Serões na aldeia em Carvalhal de Vermilhas
Numa  1ª etapa,  o essencial foi conhecer o terreno, despertar todos os sentidos, estimular a curiosidade e a observação e ficar quieto – ser apenas esponja. 

Em Maio maduro encontrámo-nos no alto da serra escura e inóspita, no espaço da escola aberta de Carvalhal de Vermilhas, para fazermos o primeiro de muitos encontros comunitários.

Em serões nos juntámos entusiasticamente em redor não de uma fogueira, mas aquecidos pelo fogo das palavras das gentes dali. E as estórias saíam da boca, como fios em mãos de tecedeira – estórias da terra e do amor por ela; estórias do trabalho árduo que mói e enrijece; estórias  das festas e romarias em que se canta e se baila; das aventuras e desventuras da emigração; das mágoas da terra que está ficando só.


2ª Fase – A construção de um espectáculo em Vouzela  

Depois de uma fonte inesgotável de estórias, músicas, imagens e personagens tínhamos na mão um material vasto, diverso e disperso que foi necessário analisar, organizar e por fim seleccionar, não o melhor, mas o que a nossa sensibilidade considerou mais marcante e essencial.

O processo de trabalho teve, então, duas etapas:

Uma primeira etapa dirigida à formação teatral de forma a garantir um grupo de trabalho coeso, equilibrado e com um conhecimento técnico - teatral equiparado

Uma segunda etapa centrada fundamentalmente no trabalho de criação do espectáculo – improvisação e construção de cenas e personagens, selecção de textos, construção de um guião, encenação e marcação de cenas.


3ª fase  – O espectáculo

"Ciranda da Terra"
Carvalhal de Vermilhas
14 de Setembro às 21.45h

No passado dia 14, voltámos a Carvalhal de Vermilhas para a estreia deste espectáculo.

O teatro fez-se na rua, no pátio arenoso da Escola Aberta, com o testemunho das frondosas árvores e de cerca de duas centenas de espectadores/participantes. Fizemos ali um grande encontro comunitário que juntou, no mesmo espaço, a gente de Carvalhal de Vermilhas, gente de lugares vizinhos e Vouzela e ainda os participantes do último Seminário Transnacional – Territórios para a igualdade -  que envolveu as delegações da Itália, Lituânia e França.

Foi bonito o espectáculo e gratificante a emoção e envolvência do público.

 

Sentimos, ali, que um espectáculo de teatro é, também, um pretexto cultural com um fim social; um pretexto para sairmos de casa e nos encontrarmos; um veiculo de diálogo; um encontro de culturas com distintas realidades e vivências; uma partilha.


______________
2007-09-21
Comentarios
Existem 1 comentários.
Para adicionar um novo comentário, clique aqui.


Teresa | 2009-04-22
Estando a fazer um trabalho, no ambito da disciplina de PPD, do curso de Aninação Cultural achei extremamente importante e interessante que buscassem historias do povo para contruir uma peça. Normalmente importamos tudo, porque achamos que não temos nada á altura do "espetacular" e esse é um dos maiores enganos do portugues. Somos extremamente riquissimos em cultura propria e temos capacidade (igual aos outros) de a transmutar em cultura moderna, só necessitam de acreditar que isso é possivél.


Pesquisar



Calendario
Mes Anterior Dezembro 2017 Proximo Mes
S T Q Q S S D
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31



Newsletter
Receba as últimas novidades da ACERT no seu email


Noticias