ACERT INDEX Sobre a Associação Programacao Novo Ciclo Teatro Trigo Limpo Basquetebol Escalada Outros Projectos Formacao
projectos
voltar a página anterior voltar à página anterior
COMUM - Rede Cultural
COMUM - Rede Cultural

Comum - Rede Cultural integrou numa primeira fase um grupo de sete municípios interessados em promover uma programação cultural das mais variadas disciplinas
artísticas nos seus espaços culturais, em benefício de uma visão estratégica supra municipal de promoção sócio-cultural, num esforço integrado e comum de valorização de espaços e de formas de fruição e aprendizagem.


Autarquias Parceiras

Câmara Municipal Aguiar da Beira
Câmara Municipal Mangualde
Câmara Municipal Oliveira de Frades
Câmara Municipal Santa Comba Dão
Câmara Municipal Sever do Vouga
Câmara Municipal Tondela
Câmara Municipal Vouzela


Objectivos
Promoção de uma identidade Cultural Regional

. Criação de uma rede de programação cultural assente em sete municípios;
. Beneficiar de condições económicas vantajosas na programação dos eventos culturais em circuito itinerante;
. Programação cultural, e nas várias artes (teatro, cinema, música, dança, exposições, ateliers pedagógicos e conferencias), dos espaços pertencentes à Rede.
. Valorizar os espaços culturais dos concelhos. Apoio à criação pelos agentes locais, e à circulação dos seus trabalhos pelos espaços da Rede;
. Criação de condições para a edição de uma agenda cultural, página na internet, anúncios de imprensa e divulgação geral comuns aos municípios promotores da Rede Cultural;
. Implementar e avaliar um modelo de gestão em rede de espaços culturais.


A constituição do projecto ACERT visa corresponder a um campo mais vasto de actuação cultural pluridisciplinar que alia as práticas associativas à constituição de espaços de imaginação criativa, formação e afirmação de cidadania participativa.

A ACERT assume descomplexadamente desenvolver a sua acção no interior do país, contrariando, com práticas renovadoras e de identidade criativa, as tendências miserabilistas, contribuindo para o fortalecimento de sinergias de projecção regional e de fixação da população.

Para além de um espaço onde a criação artística ocupa um universo de vivência participativa, a ACERT procura, pela programação regular que promove, criar um público crítico, participativo e exigente.

A ACERT procura estabelecer com a comunidade onde está estabelecida uma relação de autenticidade cúmplice, estabelecendo parcerias que, no país e estrangeiro, contribuam para fortalecer dinâmicas associativas, solidárias e multiculturais.

A ACERT assume a cultura como elemento indissociável de um desenvolvimento regional equilibrado, procurando contribuir, em colaboração com a Câmara Municipal de Tondela, restantes autarquias da região e outros agentes de desenvolvimento, para aumentar a qualidade de vida, preservar a identidade regional e favorecer a fixação da população num local onde se sintam solidários e realizadamente participativos.

Funcionam na ACERT o cinema, artes plásticas, fotografia, vídeo, teatro, basquetebol, formação artística, debates, edições gráficas e discográficas, animação sócio-cultural, programação nas mais diversas áreas culturais (música, dança, literatura, …).

O CCV é, essencialmente, uma Associação Cultural que visa a divulgação e o estudo do Cinema, como arte e cultura, nos seus múltiplos aspectos, promovendo e desenvolvendo o gosto e a cultura cinematográficos no sentido de tornar o espectador consciente, e, portanto, capaz de apreciar um filme nos seus aspectos técnico, temático e estético.

O CCV foi fundado em 1955, sendo actualmente um dos mais antigos cine clubes em actividade. Os projectos do CCV passam pela realização de ciclos de cinema, projectos de formação de novos públicos, publicação do boletim Argumento e outras edições.

Em 1997 foi reconhecida ao CCV a utilidade pública "pelo mérito cultural desenvolvido ao longo da sua história" em prol do cinema e da cultura da cidade.

O CCV é hoje uma instituição de reconhecido mérito cultural, empenhada em cumprir o seu papel cada vez com mais profissionalismo, com o simples objectivo de, para que a memória cinéfila não se perca, divulgar o cinema enquanto arte e numa perspectiva de cultura integrada.


Actividades Realizadas


224 actividades

período de Maio de 2004 a Abril 2006.

9 Espectáculos apresentados por mês
média no conjunto dos sete municípios, durante os 24 meses de programação


Programação

30% actividades educativas
23% Teatro
22% música
11% Cinema
14% exposições, dança e Conferências

25 digressões
realizaram espectáculos em 4 ou mais concelhos, no conjunto dos 7 municípios integrados, rentabilizando a circulação e divulgação conjuntas

39 mil espectadores
Número estimado de público que participará em actividades até final de abril de 2006

8 mil pessoas
Número estimado de público envolvido actividades pedagógicas e formativas até final de abril de 2006

106.548 habitantes
População total, em 2001, dos municipios de Aguiar da Beira, mangualde, oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Sever do Vouga, Tondela e Vouzela

90 actividades realizadas em espaços alternativos
Locais alternativos, como escolas, rua, bibliotecas, associações locais, igrejas, receberam uma parte significativa da programação cultural realizada

30 freguesias
Foram palco de programação cultural.


O projecto Comum está neste momento em fase de avaliação e à procura de novas possibilidades de financiamento. Foi elaborada uma avaliação pela UTAD

(Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), cujo objectivo é a publicação.

Este projecto teve um financiamento para os dois anos de trabalho (Maio de 2004 a Abril de 2006) da CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e autarquias referidas.

EVENTOS
Sem registos!


Pesquisar



Calendario
Mes Anterior Fevereiro 2017 Proximo Mes
S T Q Q S S D
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28          



Newsletter
Receba as últimas novidades da ACERT no seu email


Noticias