Arterrisco

O programa (*) Arterrisco pretende ocupar um espaço privilegiado na programação do Tom de Festa, para apresentar projetos cuja visibilidade é ainda difícil de conseguir.

A ACERT organiza anualmente dois festivais, o Tom de Festa – Festival de Músicas do Mundo (que chega agora à 27ª edição) e o Finta – Festival internacional de teatro de Tondela. Para complementar a programação do Tom de Festa, propomos a apresentação de “artistas emergentes” e objetos culturais nem sempre muito visíveis no radar da imprensa e da crítica mais generalista, aproveitando o grande afluxo de público nestes eventos e provocando um enriquecimento da criatividade e um novo sentido crítico na transversalidade dos nossos públicos.

Aproveitando a enorme afluência de espetadores a este evento, marcante do panorama artístico da Zona Centro, propomos programar diferente e apresentar, em paralelo aos oito grandes concertos do Tom de Festa, uma longa lista de artistas que não têm, normalmente, oportunidade de se apresentar a esta escala, ou porque a carreira ainda não o permite, ou porque a sua arte não tem ainda acesso a uma montra da dimensão do Tom de Festa, ou porque o trabalho realizado encontra eco em nichos atentos, mas nem sempre no mainstream.

(*) Arterrisco contém, no Tom de Festa, Micro-concertos, Discos em Apresentação, Conversa com Livros, Outras Artes e Concertos no Pátio.

Serão realizados oito micro-concertos de vários instrumentistas, do bombo à gaita-de-foles, da guitarra elétrica aos sintetizadores três apresentações de discos, três conversas com livros, seis outras artes, da escultura à instalação, da feira do livro à cerâmica, mostrando uma série de projetos diferenciadores nas várias áreas. artísticas que apresentam.