Sergio Mota

Sergio Mota - “ Minerais “

20 de julho às 21:00
Palco Jardim

Um cantor brasileiro de voz cristalina e canto fácil, nascido nas montanhas de Minas Gerais, que entrou num comboio há 13 anos com os ritmos e as melodias das esquinas de Belo Horizonte, com destino a Santa Apolónia, em Lisboa. Apaixonou-se pelas sete colinas, reencontrou cores e ritmos de suas matrizes africanas, percebeu em Lisboa as similitudes musicais de Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola, Moçambique, com as congadas mineiras e as melodias dos lamentos e da força dos quilombos . Sergio Mota faz parte da primeira geração de músicos brasileiros a misturar-se com a cultura portuguesa, que já tem um novo sotaque musical, fruto dessa mistura, que certamente só vamos perceber décadas depois .

Minerais, o seu primeiro álbum, traz composições simples e belas, que contam histórias de amores e sublinham o desamar e o desfilar de uma alegria complexa que vive em seu canto. Foi nos bares da vida de Lisboa que Sergio Mota pôs os pés na profissão, cantou na noite, nos casinos, por muitas madrugadas, até se tornar uma das principais referências da música brasileira em Lisboa. Sabe quase tudo de seu universo musical mineiro, compadre de Paulinho Pedra Azul, filho do lendário percussionista mineiro Serginho Silva, batizado a ouvir Lô Borges, Beto Guedes, Milton Nascimento, Wagner Tiso.

Em 2014 após apresentar-se na Fête de La Musique em França, nas cidades de Leaz e Anemasse e depois em Genebra e Ulm, regressou a Portugal para o festival de músicas do mundo O Mundo Aqui, em Ponta Delgada. Percebeu então que Minerais começava a ganhar forma, com algumas composições que havia escrito na viagem. Arriscou a seguir algumas canções inéditas nos Festivais Out Jazz e Faz Música Lisboa. Em meio às gravações de Minerais, no estúdio do produtor francês radicado em Lisboa, Gilles Cardoni, conheceu Valete - renomado rapper Português, de raízes santomenses, - aproximaram-se, surgiu a colaboração e o belo cantar de Sergio Mota dá voz agora ao refrão do novo single de Valete, “ Rap Consciente” .

Minerais será lançado no início de Maio e o single “21 Gramas (Bem Mais)” jpoderá ser escutado nas rádios portuguesas e principais plataformas digitais mundo afora.