Parabéns a todos que para tal contribuíram.
Tondela e a sua comunidade são os verdadeiros ganhadores deste estatuto nacional.



Em final de agosto, o Novo Ciclo ACERT foi credenciado pela DgArtes/Ministério da Cultura para integrar a RTCP (Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses). Um sinal de reconhecimento significativo que exigiu a apresentação de uma candidatura para obter financiamento a 4 anos (2022 a 2025) para a programação do espaço da ACERT.

A candidatura foi submetida a concurso em dezembro, sendo ontem anunciada a decisão da DgArtes sobre as candidaturas apresentadas:

O NOVO CICLO ACERT é contemplado com apoio na proposta de decisão ontem anunciada, tal como outros 38 equipamentos culturais de todo o país.

Na proposta de atribuição de apoio, foi notório o potencial do projeto em termos da concretização das missões da RTCP e a missão de serviço público e a afirmação do teatro como instituição aberta à sociedade e à comunidade onde está inserido com uma forte relação com o território e fator de correção de assimetrias regionais no acesso aos bens culturais.

A ACERT em parceria com o Município de tondela consegue atrair financiamento público do governo central com retornos significativos na economia local e a qualificação de Tondela e seu território. O espaço cultural NOVO CICLO ACERT prossegue e reforça o seu reconhecimento entre as estruturas que fazem parte do panorama das artes nacionais e internacionais.

Atingido este primeiro objetivo que terá a sua efetivação após um curto período, a ACERT manifesta a sua gratidão a todos os que contribuíram de distintas formas para a obtenção de tão importante legitimação nacional. Este merecimento é coletivo, pertencendo aos associados, comunidade, públicos, artistas e estruturas congéneres locais, regionais, nacionais e internacionais, estabelecimentos de ensino e de solidariedade social, patrocinadores e, de forma particular, o Município de Tondela que, compreendendo a importância deste projeto para o desenvolvimento cultural, social, comunitário e económico da nossa região, se associou à ACERT para atingir as garantias que a candidatura exigia, fatores decisivos na apreciação e aprovação da candidatura.

Depois de 46 anos de empenho, inovação e esforços coletivos, a ACERT irá ter mais condições de se afirmar num território onde a marca cultural é sinónimo de desenvolvimento dum território.

Tondela, está de parabéns por estar num lugar elevado no panorama cultural nacional.

José Saramago deixou-nos um pensamento que tem guiado a matriz inovadora de convivência humana agregadora da ACERT “Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam”. Prossigamos juntos a valorizar e modernizar com identidade a nossa região com todos os parceiros institucionais, da sociedade civil, da cidadania participativa, da cultura e das artes.

Num momento tão sombrio da história da humanidade, unamo-nos para que, através da cultura, construamos um futuro onde o conhecimento, a solidariedade e a participação cidadã sejam motores de identidade de um território onde a felicidade crie progresso mais igualitário.