ACERT INDEX Novo Ciclo Programacao Novo Ciclo Teatro Trigo Limpo Basquetebol Escalada Outros Projectos Formacao
novociclo
voltar a página anterior voltar à página anterior
COMUNICADO DA ACERT SOBRE AS PROPOSTAS DA DgArtes DE APOIO ÀS ARTES
COMUNICADO DA ACERT SOBRE AS PROPOSTAS DA DgArtes DE APOIO ÀS ARTES
MANIFESTAÇÃO DE SOLIDARIEDADE


Após a divulgação dos resultados provisórios do concurso da DgArtes 2018, a ACERT manifesta a sua estupefacção e inconformismo perante as classificações atribuídas pelo júri que evidenciam um caráter desastroso ao eliminarem ou reduzirem drasticamente o apoio a várias estruturas artísticas imprescindíveis à identidade artística nacional, reconhecida pela diversidade de abordagens e pelo serviço público que a cultura e a arte desempenham no desenvolvimento do nosso país. Não pode a ACERT deixar de expressar um sentimento de Solidariedade para com todas as estruturas artísticas neste momento onde, de forma tão cruel, se aplicou de forma insensível um regulamento não considerando o percurso e a história de muitos colectivos que são indispensáveis à cultura do país.
Após o contributo pedido pelo Ministério da Cultura às estruturas para a criação de uma legislação mais íntegra e das expetativas criadas na sua justa aplicação, é desolador verificar as imparidades que, de forma tão objetiva, têm sido apresentadas por todo o setor cultural.
Também a ACERT, integrada pelo seu grupo de criação, Trigo Limpo teatro ACERT, apresentou o seu recurso em sede de audiência de interessados, apontando as arbitrariedades que classificaram a sua candidatura no último lugar das estruturas apoiadas. Comparativamente ao apoio concedido pela DgArtes nos 5 anos passados, a ACERT sofre um corte de 41% nos dois primeiros anos. Esta penalização provocaria, ao manter-se esta classificação, uma violenta crueldade para com a ACERT, colocando em causa o prosseguimento da atividade de criação e programação na dimensão que tem merecido um amplo reconhecimento público. Objetivamente, estão em causa postos de trabalho de uma equipa indispensável à continuidade da atividade. Um ato de desrespeito para com os espectadores, a comunidade, os apoios do Município, das empresas/mecenato e, de forma específica, para com um projeto que, num território do interior, conquistou com paixão dedicada ao longo de 42 anos, um lugar condigno, enquanto itinerário de identidade no panorama artístico-cultural nacional e internacional.
Acreditamos firmemente na reversão das atuais propostas, opção governamental ética e imprescindível para fortalecer o Ministério da Cultura na sua missão de evidenciar o estatuto primordial da cultura como direito de todos os cidadãos e da sua importância na criação de emprego, no serviço público que desempenha e até no reinvestimento de parte substancial dos apoios na economia local/nacional. Essa vocação só poderá ser atingida pela estabilidade e respeito que merecem os artistas e as estruturas para que possam continuar a contribuir para uma sociedade, onde o saber e o conhecimento, sejam determinantes no desenvolvimento integral do nosso país. 
A ACERT desenvolveu no primeiro trimestre todas as atividades agendadas na candidatura que submeteu, incluindo a estreia que teve lugar no dia 31 de Março, vendo-se obrigada a suspender a saída da agenda do 2º trimestre e somente realizar duas atividades, de 5 a 7 de Abril, no seu teatro (Novo Ciclo ACERT), o 5º Encontro Internacional sobre Educação Artística #Cultura Pois Claro#, uma coorganização da ACERT e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto que conta com participantes de vários países europeus, africanos e sul-americanos. Celebrar o 25 de Abril com um espetáculo especialmente concebido para o assinalar, continuará a ser uma afirmação memorável da ACERT, não fosse a sua origem e matriz indissociáveis dos ideais da Revolução dos Cravos.

2 de abril de 2018

VER COMUNICADO NO FACEBOOK

______________
2018-04-05
Comentarios
Não existem comentários a esta notícia!
Para adicionar um novo comentário, clique aqui.


Pesquisar



Calendario
Mes Anterior Dezembro 2018 Proximo Mes
S T Q Q S S D
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            



Newsletter
Receba as últimas novidades da ACERT no seu email


Noticias

2018-09-28
» Assembleia Geral



Edicoes
ver todas