ACERT INDEX Sobre a Associação Programacao Teatro Trigo Limpo Basquetebol Escalada Outros Projectos Formacao
programacao
voltar a página anterior voltar à página anterior
3 perguntas a Miguel Cardoso
3 perguntas a Miguel Cardoso


Como é que surgiu a ideia para este Fil’mus, que apresenta agora a sua segunda versão?

O conceito Fil’mus (filme e não só musicado ao vivo) surgiu em 2010, na idealização de um espetáculo para comemorar o aniversário da sala de cinema da ACERT. Para lá de musicar um filme, musicou-se toda uma sessão de cinema, desde que se entra até que se sai da sala. O sucesso da primeira versão criou a vontade de irmos mais além. No Fil’mus2, mantendo o conceito “tudo o que se ouve é realizado ao vivo”, a componente teatral e a interação com a imagem estarão mais presentes.


A música sempre fez parte da linguagem do cinema, mesmo antes de os filmes serem falados. Como é que seleccionaste as peças musicais?Deste primazia aos filmes e ao seu reconhecimento público ou à música propriamente dita?

A escolha das obras para o Fil’mus2 partiu da visualização de uma grande quantidade de filmes. A animação, uma das primeiras musicadas a surgir, segue um tema que tem todo o sentido neste espetáculo. Para o filme queríamos um clássico mudo em que pudéssemos criar a música. Procurámos dentro do universo de Buster Keaton, Charlie Chaplin, Harold Lloyd, Laurel and Hardy... O filme escolhido, além da dinâmica, apresenta uma mensagem que, apesar de quase centenário, se mantém atual nos dias de hoje.


Vivemos num mundo de écrãs mais pequenos e portáteis, onde o cinema se vê muito fora das salas, na televisão, talvez nos computadores... Este diminuir do écrã roubou alguma magia ao cinema?

Quem gosta de cinema, continua a ir ao cinema. Neste espetáculo queremos tentar unir as novas tecnologias e as novas formas de imagem com os primórdios das obras cinematográficas. Este é um bom espetáculo tanto para quem vai ao cinema como para quem vê os filmes nos pequenos ecrãs... e ainda para os que preferem o teatro e a música ao vivo.

______________
2019-01-09
Comentarios
Não existem comentários a esta notícia!
Para adicionar um novo comentário, clique aqui.


Pesquisar



Calendario
Mes Anterior Março 2019 Proximo Mes
S T Q Q S S D
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31



Newsletter
Receba as últimas novidades da ACERT no seu email



https://www.acert.pt/novociclo/noticia.php?id=345

https://issuu.com/acert/docs/agenda_t1_2019_



Noticias

2019-01-09
» EDITORIAL