ACERT INDEX Sobre a Associação Programacao Teatro Trigo Limpo Basquetebol Escalada Outros Projectos Formacao
programacao
voltar a página anterior voltar à página anterior
AUTO DA BARCA DO INFERNO
Calendarizaçao
Local:  Auditório 1
Data/Hora:  Sex, 8 de fevereiro de 2019 às 10:30 (Púb. escolar)

AUTO DA BARCA DO INFERNO
Teatro Actus
Teatro - Escolas
Preço: 4 €
Duração: 60 minutos
Classificação: M/12

Um espetáculo de Gil Vicente com um forte pendor crítico que atravessa várias épocas.

O tempo, no teatro, foge ao seu sentido arqueológico. O tempo que Gil Vicente põe em marcha com o Auto da Barca do Inferno não pertence apenas ao século XVI, mas atravessa todas as épocas. Acreditamos que ainda hoje aqueles dois juízes, aqueles “pescadores de almas”, Anjo e Diabo, estarão à nossa espera para nos apontar defeitos e virtudes, erros e boas ações.

Nesta encenação, procurámos realçar a diferença entre os papéis ativo e passivo do Diabo e do Anjo, conferindo ao primeiro a imagem de um andrógino mestre-de-cerimónias, pronto a receber na sua Barca uma variedade de convidados, e ao segundo a quietude de um ser que espera poucos visitantes, imperturbável como uma borboleta num casulo.

As personagens são apresentadas com trajes atuais, de forma a diminuir o distanciamento provocado pelo linguajar vicentino e a facilitar a identificação com o espetador. Os adereços de cada personagem farão parte de jogos cénicos que visam proporcionar uma melhor compreensão do sentido do texto. O exagero nas dimensões de alguns adereços, a deturpação da função que lhes é atribuída, tudo servirá para elucidar as intenções do autor e sublinhar as suas críticas sociais. O Parvo veste uma roupa demasiado grande, quase uma camisa de forças; o Onzeneiro carrega um bolsão gigante; a corda do Enforcado é do tamanho do palco.



Ficha Técnica
Encenação: Tomé vieira
Elenco: Ana Dionísio, Ana Rita Santos, Carolina Bettencourt, Gonçalo Melo, Jorge Sequeira, Luís Gomes e Tomé Vieira
Sonoplastia e iluminação: António Pedro Costa
Produção: Isabel Matos e Cristina Alexandre

Sobre a companhia
O actus surgiu em 2003, pela mão de profissionais com vasta experiência em teatro didático. Aliando tradição e modernidade, propõem – nos uma conceção inovadora das peças didáticas ancoradas no texto original, especialmente pensadas para formar um público jovem. Num só ato, actus oferece o palco para um espetáculo repleto de vida, movimento, imaginação, e para uma aprendizagem lúdica do texto de Grandes Autores Portugueses.
Pesquisar



Calendario
Mes Anterior Janeiro 2019 Proximo Mes
S T Q Q S S D
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      



Newsletter
Receba as últimas novidades da ACERT no seu email


Noticias

2019-01-09
» EDITORIAL