Que bicho é que nos mordeu?

Esta pergunta continua sem a resposta que todos desejamos. Descobrir o inimigo que tantas vítimas tem causado mundialmente e encontrar a cura que nos liberte desta asfixia, que nos obriga a contrariar o que de mais importante tem a vida humana: o relacionamento entre as pessoas e a proximidade de compartilhar felicidades.
Vivemos num novo tempo. Necessitamos de criar as condições para a ele reagir com todas as prudências e precauções. Precisamos de acreditar na natureza humana e na sua capacidade de reagir para combater as adversidades, como em outros momentos históricos semelhantes.
“Que bicho é que nos mordeu?” é uma expressão normalmente usada para caraterizar alguém que, de forma súbita e insólita, teve uma guinada perante uma determinada situação. Foi este espírito de inconformismo que norteou o desejo de criar um plano cultural que, com todas as regras de acautelamento salvaguardadas, manifestasse uma vontade de oferecer às comunidades das freguesias do Concelho de Tondela o melhor de cada um de nós, dentro dos limites que esta pandemia ainda oferece.
A parceria entre a ACERT e o Município foi sendo desenhada para proporcionar às populações a fruição de momentos culturais, um bem que alimenta a alma e favorece as atitudes de cidadania responsável e ativa que terão de perdurar sem facilitismo imprudente.
É assim que o “ter bichos-carpinteiros”, outra expressão popular, ganha sentido: alguém que não consegue estar quieto e que está sempre a querer fazer coisas merecedoras do seu entusiasmo.
A partir de 25 de Julho e até 27 de Setembro, o Trigo Limpo teatro ACERT participará neste programa, levando a todas as freguesias a ACERT, através do seu grupo de teatro Trigo Limpo, três das suas criações artísticas, apresentando igualmente uma larga dezena de curtas intervenções de rua que envolvem dezenas de grupos e artistas que, em distintas áreas, irão proporcionar à população da cidade e das freguesias momentos surpreendentes.
E fazer esta emocionante expedição cultural com a participação da Sociedade Filarmónica Tondelense e com o Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela, parceiros da ACERT de muitas aventuras, é um contentamento que comprova a força e união das estruturas que fomentam as artes no nosso território.