COMUNICADO DA ACERT
TOM DE FESTA – Festival de Músicas do Mundo ACERT’21
CANCELADO, mas afirmativamente adiado para ter ainda maior êxito em 2022

Desde o primeiro momento que a ACERT seguiu escrupulosamente todas as normas de segurança da DGS em período de pandemia e confinamento.

Apesar disso, resistiu nos momentos do “Fique em Casa” e encontrou formas de, diariamente, aconchegar as pessoas com iniciativas artísticas e de participação cultural que obtiveram elevada adesão.

Foi este sentido de resiliência permanente e a responsabilidade de prestação de serviço público que cabe às estruturas artístico-culturais profissionais e associativas que levou a ACERT a redobrar esforços e projetar a 30ª edição do Tom de Festa — já impedido de se realizar em 2020 — num período mais alargado do que o habitual.

Um impulso sentimental apoderou-se da Direção e equipa da ACERT que conduziu a que se adotasse fazer nómada o Tom de Festa ao longo de Julho à beira rio de três freguesias do Concelho de Tondela e no Novo Ciclo, seu berço. Proposta efetuada ao Município que logo a assumiu como determinante. Proposta partilhada com juntas de Freguesia e associações locais congéneres que desejávamos coorganizadoras localmente, obteve um partilhar de entusiasmo apaixonado e um sinal moralizador para reavivar o movimento associativo que, nos últimos tempos, sofreu pesado desaires ao ver encerradas as sedes — locais de encontro de excelência —, desmembrados os seus grupos de teatro, música e dança e cancelados os arraiais e festas populares, manifestações comunitárias com um enorme sentido de pertença e festividade coletiva.

Foi assim que, ao longo dos últimos meses, a ACERT numa emocionante relação com artistas nacionais e internacionais, associações e instituições parceiras, empresas locais apoiantes, ergueram um programa artístico com doze concertos de grupos de 9 países. Foi assim que foram estudados os espaços públicos para neles implantar plateias circundadas com lotação limitada, seguindo desde o primeiro instante uma prioridade: CUMPRIR ESCRUPULOSAMENTE TODAS AS REGRAS EM VIGOR E ULTRAPASSÁ-LAS COM EXEMPLARIDADE para que a cultura pugne pelo direito à segurança do público e dos visitantes. Todos os planos e estudos de prevenção foram apresentados a devido tempo ao Município, à Proteção Civil e o Serviço Local de Saúde Pública (SLSP).

Quando menos se esperava e desejava, aumentam de forma súbita casos em Tondela. A ACERT reúne com a Autarquia, e estas duas entidades na sexta-feira, dia 25 de Junho.

O comunicado emanado pela Serviço Local de Saúde Pública é perentório: “(…) o SLSP com intervenção na área geográfica de Tondela, desaconselha a realização de eventos/festas/jantares que promovam a aglomeração de pessoas, familiares ou não. (…)”. A autarquia cancela uma atividade cultural para escolas que ocorreria na próxima quinta-feira e altera o formato do seu festival urbano previsto para a última semana do mês para “streaming” sem público.

O desaconselhar, quando as regras da DGS permitem, tem uma leitura ambígua, mas nem por isso deixa de constituir um alerta a que a ACERT nunca podia ficar indiferente pelas consequências de saúde-pública que poderiam ocorrer.

Reunimos na manhã de sábado com as nove as associações e juntas parceiras de Ferreirós do Dão, Lajeosa do Dão Mosteiro de Fráguas e dialogámos sobre a posição a tomar, uma vez que elas representavam um papel crucial na organização e, também elas, estiveram a preparar as atividades que iriam ocorrer com a matriz local do Tom de Festa. Sentimos o seu desconforto, mas também a sua solidariedade. Juntos, decidimos CANCELAR mais uma vez o 30ª Tom de Festa, mas também juntos, decidimos ADIAR PARA 2022 o festival, continuando juntos para manter o programa e, se possível, com mais energia criar ainda mais aliciantes sonhos para cumprir.

Estamos numa fase de contacto com grupos nacionais e internacionais, procurando uma solução que permita ressarci-los da sua cooperação. Estabelecemos acordos com fornecedores de serviços técnicos e de produção já contratados. Pugnaremos por cumprir todas as nossas obrigações e estamos certos de que as instituições públicas nacionais e locais irão contribuir para fazer a justiça imprescindível aos trabalhadores que tanto vêm suportando as causas destes difíceis momentos.

A ACERT, tal como os artistas, as empresas e serviços, tem espetáculos contratados para os tempos que se aproximam e tratará com o mesmo esmero e ética todos aqueles que, como nós, sofremos os efeitos que a pandemia há meses vem causando aos trabalhadores da cultura.

Continuaremos a resistir e a dar a importância à cultura, enquanto necessidade imperiosa para um povo que não aceitará a derrota e se afirmará digno da felicidade e de autoestima para suplantar pesadelos ainda imprevisíveis.

A Direção da ACERT
27 de junho de 2021