14 jul , 2015
TER
tom de festa 500 anos ao tom d'ela Concerto Comemorativo dos 500 Anos do Foral de Besteiros Um momento artístico único para celebrar os 500 anos do foral de Besteiros
14 jul , 2015
TER
Um momento artístico único para celebrar os 500 anos do foral de Besteiros

tom de festa

concerto

Calendarização

14 jul
ter
2015
  (Largo Dr. Ferraz de Carvalho)

500 anos ao tom d'ela

Concerto Comemorativo dos 500 Anos do Foral de Besteiros

Três músicos de eleição, com a particularidade de serem tondelenses numa diáspora que, longe de os afastar das terras de besteiros, exerce em cada um deles um fascínio traduzido em regressos contínuos. Consta que foi o próprio Rei D. Manuel, monarca que outorgou o Foral a Tondela em 1515, que exigiu à Câmara de Tondela que, com a ACERT, produzisse um momento musical mágico com Ana Bacalhau, Samuel Úria e Filipe Melo e os músicos d’A Cor da Língua ACERT. E como “palavra de rei não volta atrás”, reuniram-se os vassalos, arregaçaram-se as músicas e criou-se uma aventura que ficará na história, não sem antes ser o concerto de abertura do Tom de Festa — Festival de Músicas do Mundo ACERT’15.
Contar o que vai acontecer neste concerto seria revelar o que continuamente a imaginação e a paixão aumentam de dia para dia. Podemos revelar que o espectáculo terá uma componente visual forte, tirando partido do edifício do Tribunal que lhe serve de fundo, mas que temas serão interpretados com a orquestra que está a criar versões novas? Como se estabelecerão os casamentos musicais desta mui nobre e talentosa realeza? Uma certeza poderão ter todos aqueles que se sentem empolgados com esta arrojada façanha: nada será como dantes em Tondela e no Mundo, a partir deste concerto que terá o tribunal como cenário e a Serra do Caramulo como inspiração. A todo o momento, os arautos darão conta da batalha, transmitindo as táticas e os convidados locais a que se juntarão para cantar “500 anos ao Tom D'ela”.

Calendarização

14 jul
ter
2015
  (Largo Dr. Ferraz de Carvalho)

Ficha técnica e artística

14 de julho a partir das 22:00h no Largo Dr. Ferraz de Carvalho
Ana Bacalhau + Filipe Melo + Samuel Úria
Orquestra e arranjos: A Cor da Língua ACERT