17 jul , 2015
SEX
tom de festa Orquestra típica fernandez fierro Argentina Uma orquestra de treze músicos às voltas com a tradição do tango.
17 jul , 2015
SEX
Uma orquestra de treze músicos às voltas com a tradição do tango.

tom de festa

concerto

Calendarização

17 jul
sex
2015
  (Novo Ciclo ACERT - Auditório Ar-Livre)

Orquestra típica fernandez fierro

Argentina

O tango é a matriz desta orquestra, que reúne treze músicos com uma energia musical e cénica que parece inesgotável. Herdeira assumida da tradição tanguera, a Orquestra Típica Fernández Fierro formou-se em 2001, na Capital Federal, enorme distrito que abrange a cidade de Buenos Aires. A sua discografia conta com quatro álbuns, um deles, Mucha Mierda, eleito pelo diário La Nacion como um dos melhores discos de 2006. Se Carlos Gardel e Astor Piazzola deixaram herdeiros, e consta que deixaram muitos, a Orquestra Típica Fernández Fierro conta-se entre os descendentes mais revolucionários como uma das formações musicais que retorna à tradição com o conhecimento profundo que esta merece, sabendo igualmente como apontar armas ao futuro que todos os dias se reinventa. Quem imaginava o tango como música conservadora, presa a harmonias e declinações melódicas cristalizadas pelas regras que lhe foram definindo a expressão, encontrará nesta verdadeira orquestra libertária um som novo e sem saudosismos. Para além da música, a Orquestra Típica Fernández Fierro desenvolve trabalho associativo na gestão do Club Atlético Fernández Fierro, ao qual está associada a rádio independente CAFF. Na verdade, música e associativismo são marca de água desta formação, um coletivo que se mantém independente de editoras discográficas e persiste no modo cooperativo de fazer as coisas, quer se trate de concertos, da rádio ou das múltiplas atividades sociais e culturais que desenvolvem no Club Atlético.

Site: http://fernandezfierro.com


“Es verdad que después de doce años de historia de una nueva escena no son los únicos. El trabajo sirve como un ejercicio de estilo de una generación que, a prueba y error, está buscando su canción, su propia voz dentro del género, su argot y su forma de comunicarse. Pero en el caso de OTFF eso emerge volcánicamente, como un vómito catártico, como un grito nocturno y suburbano, simbología de un tango ubicado en la periferia, en el off del off de la postal, muy lejos de ese tango idiota, prototipo del cliché for export .”

(Gabriel Plaza, La Nacion, http://www.lanacion.com.ar/1596741%C2%ADaguafuertes%C2%ADportenas )

“(...) nadie se atrevió a llevar tan lejos una filosofía anarco-contestataria y en esos gestos, esa gesta, sacó al tango del letargo de un revisionismo eterno y lo puso en un sitio en el que un futuro de movida genuina aparece como posible. Cuando se habla de la Fierro se habla de audacia y originalidad más que de música.”

(Mariano Del Mazo, Página 12, http://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/radar/9-7000-2011-05-01.html )

Calendarização

17 jul
sex
2015
  (Novo Ciclo ACERT - Auditório Ar-Livre)