28 nov , 2015
SÁB
concerto Phonopticon Sonoscopia Um projeto experimental de representações sonoras, livres e abstratas
28 nov , 2015
SÁB
Um projeto experimental de representações sonoras, livres e abstratas

concerto

gratuito

finta

Calendarização

28 nov
sáb
2015
  (Restaurante Novo Ciclo)

Phonopticon

Sonoscopia

Phonopticon é um modelo de criação e representação sonora coletiva inspirado na arquitetura do Panopticon, um edifício projetado por Jeremy Bentham no século XVIII, onde uma torre central tinha uma visão de 360 graus sobre as celas de prisioneiros que estavam dispostas em círculo.

Conceptualmente, porém, as ideias de controlo e poder contidas no Panopticon são substituídas por representações sonoras, livres e abstratas na sua essência, que encontram diferentes significados nos processos de reflexão individual desencadeados em cada ouvinte.
O Phonopticon é um espetáculo onde são exploradas novas formas de expressão nas áreas da composição, interpretação e espacialização eletroacústica, recorrendo à construção de novos instrumentos acústicos e eletrónicos como elemento fulcral em todo o processo de criação. Em termos cénicos, o Phonopticon reúne no centro uma série de fontes sonoras (instrumentos acústicos, elétricos e altifalantes) que podem ser visualizadas por toda a audiência, disposta concentricamente. A audiência é ainda envolvida por um conjunto de altifalantes dispostos nos limites do círculo envolvente.

Calendarização

28 nov
sáb
2015
  (Restaurante Novo Ciclo)

Ficha técnica e artística

Composição e desenvolvimento de novos instrumentos: Alberto Lopes, Alexandre Soares, Carlos Guedes, Filipe Lopes, Gustavo Costa, Henrique Fernandes, José Alberto Gomes, Ricardo Jacinto, Rui Dias e Rui Penha
Interpretação: Gustavo Costa, Henrique Fernandes, Filipe Lopes, Alberto Lopes e Alexandre Soares.
Produção: Sonoscopia / Patrícia Caveiro
Projeto financiado pela Secretaria de Estado da Cultura / DGArtes