06 dez , 2017
QUA
gratuito Catre Esculturas de Nico Nubiola Mural escultórico portátil de medidas variáveis
06 dez , 2017
QUA
Mural escultórico portátil de medidas variáveis

gratuito

exposição

Calendarização

06 dez
qua
2017
até
21
JAN
DOM
Tondela  (Galeria ACERT)
06 dez
qua
2017
Tondela  (Galeria ACERT)

Catre

Esculturas de Nico Nubiola


Inaugurada com enorme sucesso durante a última edição do Finta, Catre traz ao Novo Ciclo o trabalho de Nico Nubiola, artista que todos os tondelenses reconhecerão como o autor de boa parte das esculturas cénicas que integram os espetáculos do Trigo Limpo teatro Acert.
Catre é uma imensa cama escultórica e fragmentada, um grande mural de lençóis e corpos, uma cama-mundo poética e contaminada, uma metáfora do mar que nos toca viver, onde os panos-ondas sustentam o desconcerto da nossa própria existência; o trapo com que lavamos a nossa auto-destruição; finalmente, coincidimos com o nosso próprio lixo no mesmo catre onde pretendemos descansar; impossível fugir desta dura realidade; o resultado da nossa tentativa não consegue melhorar a nossa vida; a pele ferida no edredão; a nossa (ir)responsabilidade acusa-nos; o nosso destino, está escrito?



Algumas reflexões
A linguagem do corpo contém uma espécie de mistério, um segredo denso e quase inesgotável que não tem nada a ver com a anatomia. O relevo interessa-me especialmente, porque se alimenta da perspetiva, que é um atributo do desenho que não existe na escultura e que traz um elemento de distorção que me parece muito rico e expressivo. Suponho que o ritmo que me é imposto pelo talhar da madeira coincide de um modo muito exato com o meu ritmo mental, e por isso acabou por ser o meu meio habitual.
A policromia com lápis de cor traz uma certa vibração muito natural. É uma técnica muito económica, que descobri por acaso, e que tem uma lógica esmagadora.

Entrada gratuita

Calendarização

06 dez
qua
2017
até
21
JAN
DOM
Tondela  (Galeria ACERT)
06 dez
qua
2017
Tondela  (Galeria ACERT)

Ficha técnica e artística

 

Inauguração: 6 de dezembro de 2017 às 21:00
Na Galeria da ACERT até 21 de janeiro de 2018