04 out , 2019
SEX
teatro público escolar O Republicário Casa da Esquina A República e a Democracia em reflexão, num espetáculo sobre os modos possíveis de vivermos uns com os outros.
04 out , 2019
SEX
A República e a Democracia em reflexão, num espetáculo sobre os modos possíveis de vivermos uns com os outros.

teatro público escolar

Calendarização

04 out
sex
14:30
2019
Tondela  (Auditório 2)
04 out
sex
10:30
2019
Tondela  (Auditório 2)

O Republicário

Casa da Esquina

Este espetáculo nasceu de uma encomenda do Projeto Educativo do Convento São Francisco ao criador Ricardo Correia, para desenvolver um projecto que refletisse sobre a República Portuguesa. Decidimos, por isso, inventar uma nova República. No espetáculo, criamos uma ilha, que como a Utopia, de Thomas Moore, é constituída por símbolos e um modo de vida quase tão próximo do nosso que por vezes confundimos se é real ou ficção.
Para a imaginar perguntámo-nos do que precisávamos. Um hino. Check. Uma Constituição que garanta direitos e deveres. Check. Falta alguma coisa? Talvez uma bandeira nacional. Com duas cores e 12 bolinhas que representam as 12 cidades da República Não sei das Quantas conquistadas na Revolução que tirou este País do jugo do… tiranete, Monstro dos sete estômagos, que enchia o bandulho com o trabalho escravo dos cidadãos. Nesta República acabadinha de inventar, contamos a história de um vendedor de enciclopédias que percorre o país de lés-a-lés , sentado em cima da sua bicicleta, a famosa e enferrujada Princesa, e que adora ouvir na rádio fado desafiado.
Mas, certo dia tudo parece desmoronar-se.
Guerra Junqueiro deixou-nos o mote para este espetáculo: “Há mais luz nas 24 letras do alfabeto do que em todas as constelações do firmamento.”
Ricardo Correia

Calendarização

04 out
sex
14:30
2019
Tondela  (Auditório 2)
04 out
sex
10:30
2019
Tondela  (Auditório 2)

Ficha técnica e artística

Texto e Encenação: Ricardo Correia
Interpretação: Ricardo Correia ou João Amorim
Espaço cénico e Figurino: Filipa Malva
Desenho de som: Ricardo Correia
Movimento: Rita Grade Operação de Luz e som: João Amorim ou Ricardo Correia
Fotografia: Filipa Malva
Produção: CASA DA ESQUINA
Espetáculo encomendado PEMP Projeto Educativo Convento São Francisco/Coimbra

 


Galeria de imagens