21 nov , 2020
SÁB
exposição Diário de Uma Pandemia Exposição fotográfica e multimédia organizada pela Associação Cultural CC11 Um retrato da vida quotidiana feito em Portugal pela comunidade de fotógrafos e fotojornalistas, videógrafos e documentaristas, durante o período da pandemia de COVID-19.
21 nov , 2020
SÁB
Um retrato da vida quotidiana feito em Portugal pela comunidade de fotógrafos e fotojornalistas, videógrafos e documentaristas, durante o período da pandemia de COVID-19.

exposição

gratuito

Calendarização

21 nov
sáb
21:00
2020
Tondela  (Galeria ACERT)

Diário de Uma Pandemia

Exposição fotográfica e multimédia organizada pela Associação Cultural CC11

A ACERT informa que a exposição "Diário de uma Pandemia" não se irá realizar, será reagendada em data a anunciar.

Seis meses após a chegada a Portugal da pandemia de Covid-19, quando foram confirmados oficialmente, a 2 de Março, os primeiros casos de infecção, a associação cultural CC11, fundada em 2020 com o objetivo de divulgar e promover a fotografia e o fotojornalismo em Portugal, apresenta a exposição fotográfica e multimédia Diário De Uma Pandemia, envolvendo mais de 130 fotógrafos, que nos relatam estes dias que alteraram de forma brusca o panorama dos portugueses.
A exposição Diário De Uma Pandemia é constituída por quatro módulos, divididos entre a Galeria ACERT e o Museu Terras de Besteiros, que têm a fotografia e a informação como seu fio condutor:

  1. Everydaycovid, projeto fotográfico criado no Instagram com a participação de 119 fotógrafos e fotojornalistas portugueses, entre eles oito editores que diariamente selecionavam os registos fotográficos deste grupo de profissionais. “O isolamento, o sentido de clausura, a nova realidade das máscaras, a dinâmica dentro dos hospitais, lares, momentos políticos e até funerais, são alguns dos temas retratados”, como descreve o fotojornalista Miguel A. Lopes, um dos fundadores do projeto.
  2. Retratos De Portugal Pelas Agências De Notícias, uma seleção de fotografias das agências AFP, AP, GettyImages, Lusa/EPA e Reuters, que fazem o relato visual de como Portugal reagiu à pandemia. “Enquanto muitos ficaram a trabalhar na segurança das suas casas, os correspondentes – tal como outros trabalhadores essenciais – continuaram fora de quatro paredes: mostraram ao mundo os bairros de Lisboa sem turistas, o caos dos hospitais, as missas sem crentes, entre tantos outros momentos que marcaram um período nunca antes vivido”, relata Catarina Demony, correspondente da Reuters em Portugal.
  3. Dias da pandemia pela imprensa nacional, uma linha de tempo entre Março e Julho, contada pelas capas dos jornais e revistas portuguesas, a partir de uma seleção do editor João Paulo Cotrim, que nos diz: “A máscara tornou-se o rosto geral, tornando todos um pouco mais iguais, menos indivíduos. Dançamos atrás de cortinas, diz uma chapa, mas ainda assim distinguimos idades e dores, a passagem do tempo, no esvoaçar do branco nos cabelos, no engelhado da mão”.
  4. Claro e Escuro, de Luísa Ferreira, autora de inúmeras exposições e livros, desde 1989, recebeu recentemente o Prémio Autores 2019, Artes Visuais, Melhor Trabalho de Fotografia, traz-nos o seu olhar crítico e intimista sobre a pandemia.

PLANO DE CONTIGÊNCIA – COVID-19
Assista aos espetáculos em segurança!
Colabore connosco!

Calendarização

21 nov
sáb
21:00
2020
Tondela  (Galeria ACERT)

Ficha técnica e artística

Esta exposição foi produzida com o apoio: Casa da Imprensa, Canon Portugal, Taguspark e ainda em parceria com a Câmara Municipal de Tondela e a ACERT.

Galeria ACERT, Museu de Terras de Besteiros
Até 30 janeiro 2021
Entrada gratuita