19 dez , 2020
SÁB
gratuito Lobão da Beira, Histórias de Vidas… CLDS-4G Tondela Inclusiva em parceria com a ACERT Um filme mágico, enternecedor e de uma preciosidade humana
Preço

Entrada gratuita

19 dez , 2020
SÁB
Um filme mágico, enternecedor e de uma preciosidade humana

gratuito

cinema

Preço

Entrada gratuita

Calendarização

19 dez
sáb
11:00
2020
Tondela  (Auditório 1)

Lobão da Beira, Histórias de Vidas…

CLDS-4G Tondela Inclusiva em parceria com a ACERT

Sinopse

Cinco histórias de vida protagonizadas por seis habitantes de Lobão da Beira. O Aventureiro, a Cuidadora de crianças, a Sonhadora de memórias, o Guardador de rebanhos e um Casal enamorado há mais de 50 anos.

As histórias são baseadas em factos reais, e "Lobão da Beira" é o ponto de partida e o ponto de chegada de cada uma destas aventuras, narradas e vividas na primeira pessoa.


Tudo começou com o desafio que o CLDS-4G Tondela Inclusiva lançou à ACERT: Criar em várias localidades do concelho de Tondela um espetáculo com a comunidade, em especial nas freguesias mais afetadas pelos incêndios de 2017, potenciando a dinamização e o desenvolvimento comunitário nestas localidades.

Em Setembro demos início ao projeto com a criação de um espetáculo com a comunidade de Lobão da Beira.

Os primeiros encontros incidiram na partilha de histórias e jogos teatrais, mas com o aumento de restrições devido à pandemia depressa percebemos que era impossível dar continuidade ao processo teatral como o conhecemos.

Os promotores sociais e artísticos ao sentirem o pulsar entusiasmante dos habitantes envolvidos procuraram formas de dar continuidade ao projeto e encontraram no cinema a forma eficaz de o fazer. O processo de filmagens permitia não só salvaguardar a saúde dos participantes e a sua interação, mas também respeitar as normas impostas pela DGS.

As histórias contadas foram transformadas num guião de cinema e a magia teatral continuou a fazer parte deste processo criativo.

O espaço de filmagens habitou o palco. O pano de boca transformou-se na imagem de abertura, e as histórias de vidas povoaram o tablado envolto por cortinas negras que fizeram ressaltar o interior de habitações, de salas de aula, de navios no alto mar, de recreios escolares, de nevões, de quintas e herdades com rebanhos, enfim, de epopeias de vidas simples e duras. Vidas que nas suas contrariedades, tiveram sempre como âncoras Lobão da Beira para atingir céus-abertos. Lobão como ponto de partida para novas vidas. Lobão como cais seguro de regressos inadiáveis.

Mas salientemos o que torna este filme mágico, enternecedor e de uma preciosidade humana: os atores e atrizes. Eles são as estrelas cadentes que deixaram no filme rastos das suas histórias de vida que, ficcionadas, irradiam apego à terra, aspirações de continuar a resistir e dignidade pelo circuito celeste que deixou memórias inolvidáveis da sua forma de ser, sentir e agir.

A direção de atores, captação e realização procuraram salientar uma narrativa cinematográfica que traduzisse com a máxima fidelidade, não só as histórias de vida que deram origem ao guião, mas a ambiência da dedicação manifestada, plano a plano, por cada intérprete.

Cada um deles nunca mostrou fadiga nas repetições, nem na observância das indicações que as filmagens exigem. Tudo decorreu com a tranquilidade e generosidade de quem se entrega a uma quimera que possui a sua alma. “Já que estamos aqui, ao menos que saia uma coisa catita”.

No final das filmagens, não só estava patenteado o dever cumprido, mas uma sensibilidade saudosa dos momentos vividos durante as gravações. Despediam-se do palco como ele fosse a sua casa: “Vamos ter saudades destes dias bem passados. Como é que agora vamos fazer?”.

A gratidão da ACERT para com esta gente bonita não se fez esperar, o filme está pronto. E será a ponte de afetos que será apresentado, se possível com a presença dos protagonistas, por todos os lugares e acontecimentos onde haja pessoas a quererem compartilhar felicidades conjuntas com a visualização deste filme.

https://youtu.be/UV9QY2GWA88

Calendarização

19 dez
sáb
11:00
2020
Tondela  (Auditório 1)

Ficha técnica e artística

Produção: ACERT
Projeto: CLDS-4G Tondela Inclusiva / CAL de Lobão da Beira
Elenco: Celso Silva Pais, Fernanda Conceição Pereira, Fernanda Das Necessidades Gomes, João De Deus Gomes Martins, Rosa Maria Dos Anjos Pais Denis e Samuel Gomes Figueira
Participação: Daniela Filipa Fernandes Rodrigues (Animadora do CAL De Lobão da Beira) e Joana Marques Rodrigues (Técnica do CLDS-4G)
Guião e direção de atores: José Rui Martins, Pedo Sousa e Sandra Santos
Iluminação: Luís Viegas e Paulo Neto
Figurinos e adereços: Trigo Limpo teatro ACERT
Produção executiva: Marta Costa
Limpeza e higienização: Efigénia Arede
Fotografia de cena: Rui Coimbra e Zito Marques
Excerto de Poema “O Guardador de Rebanhos” de Alberto Caeiro

Canção genérico “Ó Lobão...”
Arranjo: Gustavo Dinis
Voz: Fernanda Pereira

Anotadora e assistente de realização: Sandra Santos
Realização: Zito Marques

Filmado no Novo Ciclo ACERT em Tondela durante a Pandemia Covid-19 de setembro a outubro 2020.
Todo o processo foi desenvolvido com as medidas preventivas de distanciamento e higienização entre os participantes no filme.