19 fev
SÁB
17:00
exposição Coro de Diabos Exposição de Máscaras de Victor Sá Machado Máscaras demoníacas que são, afinal, resquícios de muitas tradições e novas leituras de um medo ancestral que escolhemos arrumar na figura do diabo.
19 fev
SÁB
17:00
Máscaras demoníacas que são, afinal, resquícios de muitas tradições e novas leituras de um medo ancestral que escolhemos arrumar na figura do diabo.

exposição

gratuito

Calendarização

19 fev
sáb
17:00
2022
até
25
ABR
SEG
23:00
Tondela  (Foyer ACERT)
19 fev
sáb
17:00
2022
Tondela  (Foyer ACERT)

Coro de Diabos

Exposição de Máscaras de Victor Sá Machado

Depois de ter marcado a trajectória do Trigo Limpo Teatro ACERT com a criação de objectos e adereços para vários espetáculos, Victor Sá Machado regressa agora a Tondela com esta exposição que nos aguça a inspiração e a criatividade.

“O diabo assumiu quase sempre a personificação do mal na simbologia cristã. A ameaça constante da sua presença, o medo que provocava nas gentes, fizeram com que muitos sejam os nomes que a tal criatura foram dados, ao longo do tempo e em muitos lugares, pela tradição popular: Diabo, Demo ou Demónio, Satã ou Satanás, Belzebu, Mafarrico, Lúcifer, Chifrudo, Pé-de-bode e muitos mais, que serão desconhecidos para a maioria de nós(...).
São pesadas as máscaras de Vitor Sá Machado, o ferro com que o autor as forjou determina-lhes o peso. Não foram feitas para esconder a face em festas carnavalescas ou solsticiais. Foram feitas para nos despertar histórias, histórias cómicas ou trágicas, histórias de homens e de deuses (...). ”
Renato Roque, Julho 2019

Vítor Sá Machado, nasceu em Lisboa a 27 de Setembro de 1947. Fez o Curso de Arte, Decoração e Design no IADE. Trabalhou como designer gráfico, como ilustrador e caricaturista para várias publicações nacionais. Criou adereços e cenários para RTP, SIC e TVM (Moçambique). Destaca-se o seu trabalho no teatro, na criação de adereços, cenários e máscaras para diversas companhias. Participou em muitas exposições colectivas e individuais desde 1985, com escultura, cerâmica, objectos, pintura, aguarela e caricatura.

Calendarização

19 fev
sáb
17:00
2022
até
25
ABR
SEG
23:00
Tondela  (Foyer ACERT)
19 fev
sáb
17:00
2022
Tondela  (Foyer ACERT)

Ficha técnica e artística

Máscaras: Victor Sá Machado

Inauguração: 19 fevereiro às 17:00 no Foyer ACERT
de 19 fevereiro a 30 abril de 2022


Entrada Gratuita