No dia 16 de março, em Soure, a equipa de escalada do Núcleo de Escalada da ACERT participou na primeira prova do circuito nacional de escalada de bloco, com resultados tão bons, que podem levar à convocatória para a seleção nacional.

A Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME) deu início ao circuito de provas de escalada de bloco a realizar no 1º semestre de 2019, em diversas cidades do país, nomeadamente Soure, Vila Real, Maia, Figueira da Foz e Angra do Heroísmo. A equipa do Núcleo de Escalada da ACERT (NEA), participou com 2 atletas, na primeira prova, em Soure, tendo obtido uma excelente prestação. Afonso Silva classificou-se em 1º lugar, no escalão de juniores e Gustavo Cunha, após ter passado à final em 3º lugar, conseguiu recuperar uma posição, terminando em 2º lugar, no escalão de iniciados.

Quase não se podia esperar melhor desta prestação, num momento em que a escalada em Portugal está cada vez mais competitiva, tendo esta prova batido o record de participação, com mais de 100 participantes, nos escalões de formação. Estes resultados poderão justificar a chamada destes dois escaladores à seleção nacional, que participa no circuito europeu. Seria a segunda vez que jovens de Tondela, representariam o país em provas internacionais. A primeira vez foi no ano de 2006 com Helder Marques e Rafael Lopes, em Annecy (França).

O Núcleo de Escalada da ACERT tudo fará para continuar a preparar e apoiar estes jovens na sua participação desportiva, rumo à seleção e, quem sabe, rumo aos jogos olímpicos. Para tal, contamos com o apoio de todas a entidades locais.