TRIGO LIMPO teatro ACERT

Tributo a Tino Lobo

Homem do Teatro e Cidadão Solidário

MORTÁGUA
26 de Março, sábado, 21:30h
Centro de Animação Cultural Teatro Club
Entrada gratuita. Levantamento de bilhetes na Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca

TINO LOBO

Um tesouro humano com teatro a pulsar no seu coração solidário

Um gesto de gratidão do Trigo Limpo teatro ACERT para com Tino Lobo, uma personalidade mortaguense que, ao longo da sua vida, tem amado apaixonadamente o teatro.

Tino Lobo foi um dos fundadores do Teatro Experimental de Mortágua, grupo que continua a ter um grande reconhecimento pela atividade que desenvolve no teatro de amadores. No TEM, encenou alguns dos seus espetáculos. Foi também encenador de outros grupos de amadores da região (Alvarim, S. Joaninho e Vila Nova), onde deixou a sua marca de dinamizador teatral incansável.

A Casa Lobo, conceituado e histórico estabelecimento comercial de Mortágua, também a Escola Livre, foi o seu reduto de guardador e continuador de memórias de Tino Lobo, tendo dado continuidade à obra de seu bisavô, Manuel Lobo e de seu pai, Albano Lobo, um dos fundadores do “teatro Club” no início do século XIX. Na atividade do teatro, Tino Lobo foi afixador de cartazes e tarefeiro teatral para toda a obra.

Tino Lobo, agora com 89 anos, possui uma joia manuscrita; um diário onde assentou datas dos espetáculos em que participou e as suas ternas lembranças sobre cada apresentação nos vários palcos. Dono de uma memória preciosa, conta com regozijo cada aventura teatral e como, de permeio, continua a sua labuta de agricultor. As duas culturas caminhando em paralelo num percurso de vida sem intervalo e num ato único.

O Trigo Limpo teatro ACERT sentiu, desde a sua formação em 1976, os afetos entusiastas de Tino Lobo, nomeadamente no acompanhamento assíduo dos seus espetáculos e na partilha emocionante de momentos que mereciam a sua opinião avalizada, os seus gestos solidários e a sua imensa capacidade de conhecimento e experiência sobre a função social do teatro.

Este encontro será marcado com a apresentação de um espetáculo que, em vários momentos e em versões sempre renovadas, Tino Lobo apreciou e manifestou apreço.

Um tributo singelo, mas sentido. Um momento de encontro do público e dos mortaguenses com o nosso Tino Lobo, num gesto de gratidão de todos os que reconhecem nele um valioso tesouro humano com teatro a pulsar no seu coração solidário.

Trigo Limpo teatro ACERT

Março, 2022