O Estúdio É Teu

O Estúdio É Teu, o prazer é nosso.

 

O Estúdio É Teu é um projeto que se destina à divulgação de artistas que actuem na cena musical portuguesa (e não só). Gravada em Tondela, cada sessão é dedicada a um artista convidado, que tem ao seu dispor os estúdios da ACERT para apresentação de um tema, que é captado em áudio e vídeo e divulgado no canal.

Aliando o gosto pela música e o desejo de dinamizar Tondela e reafirmar a ACERT como um espaço de enorme relevância cultural na região, o canal não faz distinção de géneros musicais, sendo o único critério haver em cada um dos artistas convidados um manifesto respeito pela música.

 

Subscreve o canal "O Estúdio É Teu" no Youtube.

Os artistas e músicos interessados em participar em futuras sessões, podem contactar através de oestudioeteu@gmail.com.





Miguel Cordeiro n' O Estúdio É Teu ao vivo | 28 de Maio de 2022

Depois de uma longa temporada exilado por terras conimbricenses, Miguel Cordeiro voltou à terra natal, se bem que só por um dia. Com um novo disco na bagagem, levou ao Auditório 2 do Novo Ciclo ACERT um punhado de canções que foram imortalizadas na rubrica "O Estúdio é Teu". Acompanhado pelos percussivos João Bargão e Ricardo Brito, a secção rítmica mais albicastrense possível, Miguel Cordeiro apresentou o seu mais recente disco "Umbigo".

https://open.spotify.com/album/5Gtb5B...

 

Miguel Cordeiro: Voz, guitarra e piano
Ricardo Brito: Percussões
João Bargão: Percussões

 

Câmeras: Rui Sérgio e André Ferreira
Vídeo: Rui Sérgio
Áudio: Gustavo Dinis

O Marta n' O Estúdio É Teu ao vivo | 23 de Abril de 2022

O Marta é o mais recente projeto de Guilherme Marta, promovendo uma abordagem contemporânea ao folclore polifónico das Beiras. Neste projeto a solo, Guilherme Marta volta-se agora para as terras da sua infância, entre São Pedro do Sul e Arnas, numa redescoberta da sua aura. Seja a compleição da percussão tradicional, os viscerais cantos polifónicos da região beirã ou as carismáticas melodias de guitarra, O Marta respira nova vida ao encontro moderno do indie rock com o folclore português.

https://www.instagram.com/omarta._/

Guilherme Marta: Voz e guitarra
Gonçalo Cabral: Bateria
Francisca Tadeu: Voz e flauta
Sara Machado: Voz, guitarra, percussão e violino
Leonardo Patrício: Teclados e voz
Pedro Novo: Baixo, percussão e voz

 

Câmeras: Rui Sérgio e André Ferreira
Vídeo: Rui Sérgio
Áudio: Gustavo Dinis

Júlia Reis "limalha do dão" e "malmequer" | 30 de Março de 2022

A Júlia traz canções que são expressões de algo etéreo. Apesar deste formato parecer longínquo da bateria, o seu instrumento principal, e de Pega Monstro, o seu projecto principal, compreendemos que a música que cria, nostálgica ou melancólica, é o eco do ritmo e da harmonia que vai vivendo. Sente-se a extensão da sua verdade, agora tocada num teclado. 

 

Júlia Reis: Voz e teclado 

Vídeo: Rui Sérgio
Áudio: Gustavo Dinis

Éme e Moxila n' O Estúdio É Teu ao vivo | 26 de fevereiro de 2022

A Moxila é uma artista multifacetada que, para além da música, cria bandas desenhadas e animações. A par dos seus álbuns, é a responsável pelas edições "Natal Gentil" e pelo estúdio caseiro de animação "Lixo Feliz". O Éme tem-se afirmado como cantor da vida lisboeta, entregando discos que são crónicas deste tempo e desse lugar. Têm desenvolvido vários trabalhos em conjunto nos últimos anos - o álbum "Domingo à Tarde", o EP "Natal Gentil III" ou os concertos que deram juntos por todo o país, são exemplos disso. Neste concerto apresentaram canções desse repertório e do álbum que contam editar em breve, do qual já são conhecidos os temas "Assalto" e "Relaxado", com vídeo da Mariana Pita (Moxila)

 

Singles:
https://youtu.be/FKX7axFB2nI
https://youtu.be/ebKfW_hjXFg

 

Cafetra Records:
https://cafetrarecords.bandcamp.com/
https://www.youtube.com/user/KimoAmeba

 

Éme: Voz, guitarra e harmónica
Moxila: Voz, guitarra, flauta e teclado

Câmeras: Rui Sérgio e André Ferreira
Vídeo: Rui Sérgio
Áudio: Gustavo Dinis

Legendrezinho "shirt da vlone" | 22 de janeiro de 2022

Guilherme, natural de Tondela, após a vasta influência do artista "Playboi Carti" entra no mundo do trap sob o nome de "Legendrezinho" e lança a sua primeira música "Shirt da Vlone". Este é um tema energético que pretende mostrar a vivacidade de Guilherme e transmitir um estilo de vida. Atualmente está a fazer os preparativos para lançar uma nova música.

 

Áudio e Vídeo: Gustavo Dinis

Maria Roque "luz no escuro" | 12 de Dezembro de 2021

Este projeto brotou com interpretações e arranjos em diversos universos, até se maturar no próprio, em língua portuguesa. Iniciado a solo pela cantautora Maria Roque na voz e na guitarra, entrelaça-se agora com uma segunda guitarra ao Alexandre Mendes. Ainda num percurso de autodescoberta pessoal e artística, com poucos (mas bonitos) palcos pisados, procura a coesão entre as artes e a psique humana, através de temáticas pessoais, para transformar desgostos em abraços.

 

Instagram: https://www.instagram.com/ok.croquete/

Facebook: https://www.facebook.com/maria.croquete/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCqoK...

 

Maria Roque: voz e guitarra
Alexandre Mendes: guitarra

Áudio: Gustavo Dinis
Vídeo: Rui Sérgio

Teresa Gentil "Quigacinha" | 28 de Outubro de 2021

Teresa Gentil é compositora, intérprete e investigadora. É atualmente doutoranda em etnomusicologia disciplina na qual é mestre pela U. Nova de Lisboa. É licenciada em composição pela ESMAE (Porto) e pós-graduada em Educação pela U. dos Açores. Compõe para orquestra, teatro, teatro musical, cinema, dança e colabora regularmente com o serviço educativo da Casa da Música, Fábrica das Artes (CCB), Plano Nacional de Leitura e Plano Nacional das Artes. Obras da sua autoria foram apresentadas na Fundação Calouste Gulbenkian, no Teatro Nacional D. Maria II, no Teatro São Luís (Lisboa), Teatro Viriato (Viseu), Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), Théâtre de la Ville (Paris), Festival de Avignon, entre outros. Tem editados cinco álbuns de música original tendo sido distinguida com o prémio Labjovem/Teatro e Labjovem/Música, atribuído pelo Governo Regional dos Açores e com o prémio Zeca Afonso, atribuído pela Câmara Municipal de Almada.

 

No Estúdio é Teu apresentou música integrante da banda sonora do espectáculo ELA, encenação de Pompeu José sobre um texto de Marcia Zanelatto que estreou a 10 de Novembro na ACERT.

 

Teresa Gentil: Piano e Composição

 

Áudio: Gustavo Dinis 
Vídeo: Gustavo Dinis e Rui Sérgio

Bang Avenue "Incubus" | 12 de Junho de 2021

Bang Avenue é um projeto musical que nasce do encontro de dois jovens da beira alta. A sua música transporta consigo uma mala recheada de experiências, desde a eletrónica ao noise rock, até ao fundo do psicadélico progressivo. Após o desenvolvimento do seu primeiro EP “Not an Album”, apresentam aqui, n'O Estúdio é Teu, o que chamam de “capítulo final”. Com esta última música do EP, “Incubus”, terminam assim esta saga e viagem, concentrando-se para lançar, muito em breve, novo material.

 

Guilherme Marta: Voz principal, Guitarra e Sintetizadores
Leonardo Patrício: Voz secundária, Piano, Sintetizadores e Samples

 

Áudio: Gustavo Dinis 
Vídeo: Daniel Nunes

Mike Vhiles "The Witch/Hunting Season" | 16 de abril de 2021

Mike Vhiles é o garage psicadélico formado por Miguel Vale (vox/banjo de satã) e Vilaxxx (bateria aos cacos) e Mestre André (rabeca psicadélica), que conta com o EP Acid Reflux lançado em Novembro de 2020 e edição física em formato cassete limitada a 25 unidades. Temas místicos assombrosos são traduzidos em belas sinfonias de acasalamento para invertebrados.

 

Vídeo: Daniel Nunes
Áudio: Gustavo Dinis

A Banda da Passarola "tema principal" | 21 de dezembro de 2020

Depois de se reunirem para a música de cena do Antevôo da Passarola do Teatro Trigo Limpo ACERT, fica agora o registo no Estúdio É Teu.

 

Guitarra e Composição: Gustavo Dinis
Teclados: Miguel Cordeiro
Bateria: Filipe Matos
Guitarra portuguesa: Miguel Martins

 

Áudio e Vídeo: Gustavo Dinis

FJORDS "hela" | 18 de setembro de 2020

Nascidos nos vales da região centro de Portugal (mais precisamente na área de Coimbra), nutrindo um amor pela música psicadélica, pesada e experimental, os Fjords apresentam-se como um trovão gélido capaz de cortar montanhas!

No Estúdio É Teu, eles trouxeram-nos "Hela"

 

André Figueiredo: Bateria e voz
Rafael Borges: Baixo e voz

 

Audio: Gustavo Dinis
Video: Daniel Nunes

Uhai "repubicans" | 8 de setembro de 2020

No universo de Uhai, o ser e não ser, a existência e a não existência habitam um espaço só, este que é constante e variável ao mesmo tempo, onde as coisas podem ser o que não são e o que nunca chegarão a ser. Uhai é uma viagem no tempo onde o tempo é a própria viagem.

 

Gustavo Dinis: guitarra e sintetizadores
Miguel Sampaio: bateria e sintetizadores

 

Audio: Gustavo Dinis
Video: Daniel Nunes

Luísa Vieira "verdade do silêncio" | 21 de agosto de 2020

Com uma linguagem musical cheia de personalidade, Luísa Vieira expressa-se através da voz, flautas e mbira, revelando confluências entre o clássico, o jazz e a música do mundo. Ao longo dos anos teve a oportunidade de partilhar o palco com excelentes músicos e artistas nacionais e internacionais em festivais de jazz, música do mundo, teatro e literatura. Concluiu o Mestrado em Ensino da Música (Jazz) na ESMAE e foi bolseira da Berklee College of Music (Boston). Facilitou workshops de improvisação (voz e flauta) em Portugal, Luxemburgo e Moçambique. Desde 2012, é professora do curso profissional de instrumentista de jazz no Conservatório de Música de Coimbra.

Colabora regularmente em projetos da ACERT. Aqui fica o seu original.

 

https://luisavieiramusic.com/

https://www.facebook.com/luisavieiram...

https://www.instagram.com/luisavieira...

 

Luísa Vieira: Voz, mbira e flauta

 

Aúdio e vídeo: Gustavo Dinis

Azevedo "sol e manha" | 11 de julho de 2020

Nos últimos anos, Timóteo de Azevedo tem-se proposto a explorar os meandros da música electrónica sob o nome Random Gods. Pega agora no seu apelido para se apresentar neste formato inédito com maquinaria, guitarra eléctrica e looper, num tema composto especialmente para O Estúdio é Teu.

 

Azevedo: Guitarra e Sequenciadores

 

Captação áudio e vídeo: Gustavo Dinis
Edição vídeo: Azevedo

Alejandro Mundaca - Guitarra | 4 de julho de 2020

Com formação em guitarra clássica, a sua música original combina o som clássico com a severidade da guitarra acústica de 12 cordas. Começou a dar concertos a solo em 2019, contando desde então com atuações na ACERT, Carmo'81, festivais Mescla e Sementeira. Em 2020 auto-editou "25", álbum de peças para órgão de tubos, e está a trabalhar num primeiro álbum de peças originais para guitarra.

 

José Pedro Pinto: Guitarra

 

Captação e edição áudio/vídeo: Gustavo Dinis

Alejandro Mundaca "tema libre no. 2" (Violeta Parra) | 7 de Março de 2020

Alejandro é guitarrista e investigador musical. Em 2019 recebeu o seu doutoramento da Universidade de Sussex com a tese Translating Poetics: Analysing the Connections Between Violeta Parra's Music, Poetry and Art. Com mais de dez anos de experiência pedagógica e na área da investigação musical, tanto na América do Sul como na Europa, Alejandro tem ampla experiência performativa tanto como solista como em grupos. Aqui tocou este bonito arranjo de um tema de Violeta Parra.

 

Alejandro Mundaca: Guitarra

 

Captação e edição áudio: Gustavo Dinis
Captação: Tiago ib Machado/Coloreffects
Edição vídeo: Gustavo Dinis

Vau "la vie" | 5 de Março de 2020

A música em constante ebulição e o prazer da liberdade da criação musical em tempo real como celebração da própria vida. A vida/música que a cada instante se renova, recomeça, repensa, se joga com o outro, se vive intensamente, agora.

 

Miguel Rodrigues: Bateria e Composição
Leonardo Outeiro: Guitarra

 

Captação e edição áudio: Gustavo Dinis
Captação: Tiago ib Machado/Coloreffects
Edição vídeo: Gustavo Dinis

 

Miguel Cordeiro "um outro lugar" | 4 de Janeiro de 2020

Não há muito a dizer. Até porque Miguel é uma pessoa de poucas palavras. Até nas suas canções escreve pouco, mas talvez isso seja mais por preguiça do que outra coisa. Depois de uma década escondido atrás da sua guitarra, apresenta agora as suas canções (que segundo ele, não o são) escritas ao longo de demasiado tempo. E é isto, a música fala por si.

 

Miguel Cordeiro: Guitarra e Voz

 

Captação e edição áudio: Gustavo Dinis
Captação: Tiago ib Machado/Coloreffects
Edição vídeo: Gustavo Dinis

A Incerteza do Trio Certo "canção épica" | 10 de Fevereiro de 2020

A incerteza do trio certo nasce em 2016 das afinidades musicais e pessoais do seus elementos, dos seus imaginários, da sua forma de ver, ouvir e fazer música. A influência de variados estilos está presente no conceito e no som do trio. Há temas que surgem a partir de uma ideia rítmica que depois é explorada, variada. Noutros o mote é apenas a exploração de cores, de ambientes. Noutros ainda é a melodia ou um groove que estão na base da composição. Nos temas, as partes escritas e improvisadas juntam-se para contar uma história que tenta sempre ser diferente e espontânea. Desta vez vieram até à ACERT em Tondela e a história foi contada no Estúdio É Teu.

 

AP: Guitarra e composição
Diogo Dinis: Contrabaixo
Bateria: Miguel Sampaio

Discografia:
https://eipi.bandcamp.com
Facebook:
https://www.facebook.com/aincertezado...

Captação e edição áudio: Gustavo Dinis
Captação: Tiago ib Machado/Coloreffects
Edição vídeo: Gustavo Dinis

Giovani Pereira "burning in fever" | 19 de Dezembro de 2019

Natural de Coimbra, Giovani passou a adolescência “brincando” às bandas.

Mais tarde acaba por ir estudar música para Freiburg na Alemanha onde começa a trocar a guitarra com distorção e solos de 10 minutos por doces cantigas que iam surgindo.

Nesta sessão traz-nos “Burning in Fever”.

 

Giovani Pereira: Guitarra e Voz
Captação e edição áudio: Gustavo Dinis
Captação e edição vídeo: Tiago ib Machado/Coloreffects